Alckmin destaca papel do STF, PF e MP após condenação de Bolsonaro: 'Pessoas passam. Instituições são permanentes'
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Alckmin destaca papel do STF, PF e MP após condenação de Bolsonaro
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou nesta sexta-feira (12) o papel do Supremo Tribunal Federal, da Polícia Federal e do Ministério Público, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A declaração foi dada durante o 1º Congresso Prefeitos do Agro, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Questionado sobre o resultado do julgamento por jornalistas, Alckmin defendeu as instituições.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
“Eu entendo que o Brasil deve um reconhecimento justo e necessário à Polícia, à Procuradoria da República e ao Supremo Tribunal pelo cumprimento exemplar da sua missão de defender as liberdades, defendendo a democracia", afirmou.
Vice-presidente Geraldo Alckmin destaca papel das instituições após condenação de Bolsonaro
Raphael Fernandes
Alckmin ainda acrescentou que esse reconhecimento é necessário em razão do trabalho exemplar feito pelas três instituições e ressaltou a importância da democracia.
"Acho que é necessário fazer esse reconhecimento ao trabalho exemplar feito pelas três instituições. O que faz diferença no mundo? As pessoas passam. O que faz diferença são boas instituições. As instituições são permanentes", destacou.
O congresso Prefeitos Agro reuniu mais de 600 participantes, entre prefeitos, parlamentares e representantes de diferentes regiões do país.
O evento também contou com a presença do governador de Mato Grosso e aliado de Bolsonaro, Mauro Mendes, além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e a senadora Margareth Buzetti, e outras lideranças.
O objetivo do evento foi promover a integração entre gestores municipais, estaduais e federais, além de representantes do setor produtivo.
Tarifaço
Questionado sobre o tarifaço do presidente americano Donald Trump de 50% sobre todos os produtos brasileiros, Alckmin relembrou as medidas adotadas pelo governo Lula e disse que o governo está determinado em abrir novos mercados como alternativa aos americanos.
"Aqui [Mato Grosso] é grande produtor bovina, suínos, aves, peixes. Então, abrir o mercado. Esse é o bom caminho e estamos indo daqui 15 dias para Índia", afirmou.
A sobretaxa de Trump é analisada pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Os magistrados responderam ao recurso do Departamento de Justiça contra a decisão de instância inferior, que apontou que Trump excedeu sua autoridade ao impor a maior parte das tarifas com base em uma lei federal voltada para situações de emergência.
Condenação de Bolsonaro
Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF entendeu que Bolsonaro é culpado por todos os cinco dos quais era acusado: golpe de Estado; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; organização criminosa armada; dano qualificado contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.
As defesas dizem que respeitam, mas vão recorrer de decisão do STF. Veja o que dizem os advogados de cada um dos integrantes do núcleo crucial.
Veja ponto a ponto como foi o 5º e último dia de julgamento
Veja a íntegra da análise sobre a dosimetria de Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses
Dos 27 anos e 3 meses, 24 anos e 9 meses são de reclusão (ou seja, pena para crimes que preveem regime fechado). E 2 anos e 6 meses de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto). Como a pena total é superior a 8 anos, Bolsonaro terá de começar a cumpri-la em regime fechado.