Chefe de facção criminosa é alvo de operação contra tráfico de drogas pela 2ª vez em Várzea Grande (MT)
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Chefe de facção é alvo de operação contra tráfico de drogas pela 2ª vez em MT
Um homem apontado como chefe de uma facção criminosa de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi novamente alvo da Polícia Civil em uma operação realizada nesta quinta-feira (16), que investiga o tráfico de drogas na região.
Segundo a Polícia Civil, a ação é um desdobramento de uma investigação iniciada em 2022, quando o suspeito foi preso durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Na ocasião, foram encontrados maconha, cocaína, balanças de precisão, cadernos com anotações do tráfico e cestas básicas que, segundo as investigações, seriam distribuídas a familiares de integrantes da facção presos.
Nesta nova fase da operação, foram cumpridas cinco ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão domiciliar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O investigado, que já havia sido condenado por tráfico de drogas, é apontado agora como líder de um grupo criminoso estruturado, com divisão de funções.
As investigações indicam que ele exercia papel de comando dentro da facção, sendo responsável por atividades como cobrança de dívidas mediante ameaças, mediação de conflitos internos, aplicação de punições a outros membros e coordenação da logística de distribuição de benefícios aos integrantes.
Mesmo em liberdade condicional, o homem continuava atuando na organização criminosa e buscava manter sua influência dentro da facção.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), Wilson Cibulskis Júnior, reforça que denúncias anônimas são fundamentais para a continuidade do trabalho de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Chefe de facção criminosa é alvo de operação contra tráfico de drogas pela 2ª vez em Várzea Grande (MT)
Reprodução
Veja os vídeos que estão em alta no g1