Decoração de parar o trânsito: cidade de MT instala árvore de Natal no meio da rua e bloqueia passagem de carros
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Decoração de parar o trânsito: Barra do Garças instala árvore de natal no meio da rua
O município de Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, inovou na decoração de Natal neste fim de ano ao instalar a tradicional árvore natalina, de 36 metros de altura, no meio da rua, na região da Praça da Matriz, área central da cidade.
A decoração bloqueou qualquer passagem de veículos pelo local. Apesar disso, a Prefeitura de Barra do Garças informou, em nota, que o projeto foi planejado para não prejudicar o trânsito nem a rotina da população.
"Ressaltamos que existem rotas alternativas para o tráfego de veículos e que os moradores da região têm acesso normal às suas residências. A árvore de Natal foi instalada em uma esquina, próxima a pontos comerciais, de forma a minimizar impactos e preservar a mobilidade local." diz em trecho da nota.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A iluminação vai além do tradicional pisca-pisca e transforma o espaço em um espetáculo visual típico do período natalino. Além da árvore, a decoração inclui casa do Papai Noel, carruagem natalina, trem e castelo iluminados.
O comerciante Adelino Miranda Farias Neto, 51 anos, que possui uma distribuidora na mesma rua em que a árvore foi instalada, afirma que a decoração é um alívio para as vendas e um sinal de revitalização do centro da cidade.
"Para nós, comerciantes aqui dessa região, a árvore veio a calhar. O movimento de turistas aumentou, reativou o turismo local. Agora as pessoas vêm à praça da Matriz para ver a árvore, comentam, tiram fotos e a gente fica feliz, porque é sinal que deu certo." relatou o comerciante.
Árvore de natal fecha rua de Barra do Garças
Reprodução
Praça da Matriz
O bloqueio do trânsito durante a decoração de Natal não é inédito em Barra do Garças. A Praça da Matriz é, historicamente, o principal ponto de encontro para grandes eventos realizados no município. Somente neste ano, o local sediou o Carnaval, com trio elétrico e distribuição de cerveja gratuita para os moradores. A praça também recebeu a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Tradicional festa de Santo Antônio na Praça da Matriz
Reprodução
A festa de Santo Antônio ocorre entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho. Realizada em frente à igreja que leva o nome do santo, a celebração conta com bingo, brincadeiras ao ar livre e barracas de comida.
Outra mudança recente ocorreu no Carnaval, quando a prefeitura fechou vias para permitir o percurso do trio elétrico. O trajeto começou na Praça da Matriz, seguiu pela Avenida Salomé José Rodrigues e terminou no Porto do Baé.
Carnaval de rua de Barra do Garças fechou avenida para passagem de trem elétrico em 2025
Reprodução
Em nota, a prefeitura informou que o espaço tem se consolidado como referência para a realização de grandes eventos no município, por reunir estrutura, segurança e capacidade para receber grande público sem comprometer o acesso dos moradores nem a dinâmica urbana da cidade.
Confira a decoração natalina de Barra do Garças:
Barra do Garças e seus mistérios
Saiba o que transformou Barra do Garças (MT) em cidade ufológica
Conhecida pelos mistérios e relatos de desaparecimento repentino, o município de Barra do Garças (MT), guarda suspenses que há décadas permanecem sem respostas lógicas. Um dos casos mais falado na cidade é o avistamento de objetos voadores desconhecidos, tremores de terra em uma serra e visitantes não-terráqueos na região.
LEIA MAIS:
Cidade perdida e espíritos obsessores: conheça os mistérios de município em MT que tem até aeroporto para alienígenas
Luzes no céu, 'aeroporto' para OVNIS, cidade perdida e Dia do ET: os mistérios de Barra do Garças
Com tantos relatos de luzes e OVNIs, o Parque Serra Azul ficou conhecido como local de visita de alienígenas. A fama cresceu tanto que a prefeitura construiu um discoporto, um aeroporto simbólico para naves de outro planeta. Apesar de nunca ter recebido naves (pelo menos não oficialmente), o discoporto é um símbolo para visitantes e fortalece o turismo ufológico.
Além disso, a cidade fica ao sul da Serra do Roncador, às margens do rio Araguaia e é conhecida por sua natureza e clima místico. No Parque Estadual da Serra Azul, perto dali, há cachoeiras, trilhas e sítios arqueológicos como a Caverna dos Pezinhos, com marcas de pés na pedra.
Artigos vendidos na loja de souvenirs perto do discoporto
Maria do Carmo Toledo