Distribuidora de energia apresenta plano contra eventos climáticos extremos

  • 09/10/2025
(Foto: Reprodução)
Distribuidora de energia apresenta plano contra eventos climáticos extremos. Assessoria Energisa MT Mato Grosso vem sendo alvo de eventos climáticos extremos com altas temperaturas, temporais, e ventos fortes com picos de até 100 km por hora, de acordo com o Grupo Storm. Já foram registradas diversas ocorrências de objetos que atingiram a rede, quedas de árvores, além de postes derrubados que impactaram diretamente o fornecimento de energia em algumas cidades. Para enfrentar esses momentos, restabelecendo o fornecimento de energia o mais rápido possível, a concessionária de energia de Mato Grosso vem aplicando o Plano de Contingência 4.0, Um Novo Olhar Para os Eventos Climáticos Extremos, que vem sendo implantado pela distribuidora em todo país, para encarar as emergências que podem ocorrer durante o ano. Para enfrentar esses momentos, restabelecendo o fornecimento de energia o mais rápido possível, a concessionária de energia de Mato Grosso vem aplicando o Plano de Contingência 4.0. Assessoria Energisa MT Mato Grosso é um estado de tamanho continental, o único do Brasil com três biomas diferentes, divididos em 142 municípios, com desafios climáticos variados acontecendo ao mesmo tempo. Para garantir o fornecimento de energia elétrica durante os meses mais quentes do ano é necessário ter um plano de ação bem orquestrado e em permanente evolução. "O estado de Mato Grosso, terceiro maior do Brasil, conta com uma Rede de Média Tensão de 216.698 km em operação, extensão suficiente para dar duas voltas ao mundo. Durante o período de seca e altas temperaturas, o consumo de energia aumenta significativamente, pressionando o sistema elétrico. Para mitigar os impactos e garantir a rápida recomposição do fornecimento, é fundamental uma atuação integrada com as forças públicas”, diz Fabrício Medeiros, diretor-técnico da Energisa Mato Grosso. O 1º Workshop de Contingência da Energisa MT apresentou para os representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretária de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER) como a concessionária atua na pré-contingência através de simulações de emergências, durante a contingência com trabalho orquestrado entre as frentes e no pós-contingência aprendendo e evoluindo constantemente. Outro ponto que foi apresentado foi a importância da comunicação e integração entre os clientes, os profissionais da Energisa, os órgãos públicos e a imprensa, “isso garante uma resposta mais ágil, assertiva e segura para reestabelecer o fornecimento de energia e reforça a gente como fonte prioritária e confiável de informações”, de acordo com o coordenador do Centro de Operação Integrada da Energisa MT, Murilo Castilho. O Secretário de Defesa Civil de MT, Alessandro Borges, essa união é muito importante durante esse período do ano, que costuma ser o mais crítico, “até porque todo o trabalho da Defesa Civil ou dos Bombeiros em uma situação como essa, você precisa da Energisa para neutralizar a passagem de energia elétrica naquela rede ou até naquela fiação que foi rompida. Se ligar no 193 ou 199, a gente automaticamente entra em contato com a Energisa pois esse trabalho precisa ser em conjunto, tem que estar todos na cena para cada um fazer a sua parte e assim atender a sociedade da forma mais rápida possível”. As autoridades presentes também tiveram a chance de conhecer o Centro de Operações Integradas, no prédio da distribuidora de Cuiabá, local onde fica o painel de informações em tempo real que monitora todo o estado de forma remota. E conta com a previsão climática minuto a minuto, facilitando o processo de preparação das equipes de forma proativa. “Temos acesso a dados de forma simultânea que nos ajudam nas tomadas de decisões. O Centro de Operação Integrado trabalha 24 horas por dia, com profissionais especializados acompanhando atentamente qualquer falha no sistema, e atuando de forma imediata para restaurar o fornecimento”, garante o gerente de Operações, Anderson Rodrigues. Outro ponto que foi apresentado foi a importância da comunicação e integração entre os clientes, os profissionais da Energisa, os órgãos públicos e a imprensa. Assessoria Energisa MT Para o meteorologista pesquisador, dr. Douglas Lindemann, o mês de setembro foi bem diferente com ocorrências de chuvas, pois normalmente é um mês de seca, “mas estamos no mês de outubro que é justamente quando temos as maiores ocorrências de raios na nossa região. Temos também rajadas de ventos previsto para o estado”. O major Luiz Carlos da Costa, do Corpo de Bombeiros de MT, reforça que historicamente nós temos setembro como o mês mais quente do ano, “ele é conhecido como Triplo Trinta; umidade abaixo de 30%, ventos acima de 30 km/h e temperaturas acima de 30º. Essas condições reunidas deixam a estado mais propenso a incêndios florestais”. Nosso objetivo é estarmos preparados para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível” diz Fabrício Medeiros, diretor-técnico da Energisa Mato Grosso.

FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/energisa-energia-e-o-clima/noticia/2025/10/09/distribuidora-de-energia-apresenta-plano-contra-eventos-climaticos-extremos.ghtml


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