Juiz afastado por suposta conduta irregular reassume cargo em MT após 140 dias
Juiz Renato José de Almeida Costa Filho
Reprodução
O juiz Renato José de Almeida Costa Filho, afastado do cargo em junho deste ano por suposta conduta irregular, reassumiu a 2ª Vara de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na última sexta-feira (14).
O magistrado, que cumpriu 140 dias de afastamento cautelar, está na carreira desde 2012, quando tomou posse depois de uma aprovação em um concurso público.
A medida havia sido determinada após uma inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, na época, estava investigando a conduta de magistrados, servidores e desembargadores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Antes de assumir a unidade em Chapada dos Guimarães, o juiz atuou na Comarca de Colniza, a primeira lotação no estado.
Conforme o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Renato teria sido afastado por baixa produtividade e suposta conduta irregular no cargo.
Com o afastamento dele, quem assumiu foi a juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, que também atua no Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá.
2 juízes são afastados por irregularidades pelo TJMTFONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/11/18/juiz-afastado-por-suposta-conduta-irregular-reassume-cargo-em-mt-apos-140-dias.ghtml