Três indígenas são presos com mais de 1 tonelada de peixes dentro de geladeiras em canoas em MT; VÍDEO
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Apreensão de 1 tonelada de peixes encontrada dentro de geladeiras em barco em MT
Uma tonelada de peixes foi apreendida nesta quinta-feira (11) armazenada dentro de geladeiras em duas canoas no Rio Vermelho em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá (veja momento acima). Na ação, três indígenas que seriam os responsáveis pelo pescado, com idades entre 20 e 32 anos, foram presos em flagrante, de acordo com a Polícia Militar.
Os indígenas disseram à polícia que estavam transportando o pescado da aldeia Gomes Carneiro para a aldeia Tadarimana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A apreensão acontece no momento em que o estado está em piracema, que começou em 1º de outubro deste ano e segue até 31 de janeiro de 2026, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A medida proíbe a pesca para preservar as espécies na região, exceto para ribeirinhos e povos tradicionais que dependem da pesca como subsistência.
A polícia fazia patrulhamento durante a operação da Piracema, quando se depararam com as duas canoas. Durante a abordagem, os policiais encontraram várias espécies de peixes de pesca proibida ou que estavam fora das medidas legais.
Os suspeitos também não apresentaram documentação que permitisse a pesca e transporte dos produtos.
Os peixes foram recolhidos pela equipe ambiental e levados para a delegacia de Rondonópolis, onde foram pesados.
Foram apreendidos 731 quilos da espécie Cachara, 120 quilos de Pintado, 112 quilos de Pacu, 80 quilos de filé, 23 quilos de Dourado e 20 quilos de Jaú, totalizando 1.086 quilos de pescado apreendidos, que foram doados para instituições de caridade.
Já os três suspeitos também foram conduzidos para a delegacia. A Polícia Federal investiga o caso por envolver indígenas.
Uma tonelada de peixes é apreendida dentro de geladeiras em barco em MT
Polícia Militar