VÍDEO: pescador flagra trecho do Rio Cuiabá tomado por lixo e água turva
17/09/2025
(Foto: Reprodução) São recolhidos a cerca de uma tonelada de lixo por dia
Imagens gravadas por um pescador no último domingo (14) mostram um trecho do Rio Cuiabá com água escura e grande quantidade de lixo flutuando. O registro foi feito nas proximidades da cidade e mostra garrafas plásticas, sacolas, copos descartáveis e outros resíduos acumulados na superfície (assista acima).
O pescador Fellipy Escobar contou ao g1 que todos os pontos por onde passou estava poluído com rejeitos. Ele disse que pratica pesca esportiva na região há mais de 10 anos e que é comum aparecerem lixos no trajeto, no entanto, não da quantidade registrada no domingo.
"O vídeo foi gravado próximo da Sérgio Motta, mas a sujeira estava por todo o rio. Tinha muitas garrafas pet, marmitex, muita sacola, e a água estava escura devido ao lixo", contou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O Rio Cuiabá é a principal fonte de abastecimento de água tanto para Cuiabá quanto para Várzea Grande.
Segundo a prefeitura, cerca de 20 mil toneladas de lixo são removidas mensalmente do Rio Cuiabá. A limpeza é realizada por meio de uma balsa ecológica, embarcação que percorre o trecho urbano do rio recolhendo resíduos flutuantes.
De acordo com a prefeitura, o acúmulo de lixo foi intensificado após as chuvas e ventos fortes registrados no último domingo. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma inspeção na área na terça-feira (16).
Durante a fiscalização, a maior concentração de lixo foi registrada nas margens da Orla do Porto I.
Em nota, a concessionária responsável pelo abastecimento de água em Cuiabá informou que monitora constantemente a qualidade da água bruta nos pontos de captação, e que o fornecimento à população segue dentro dos parâmetros de segurança.
Pescador relata poluição em rio
Reprodução